sexta-feira, 27 de abril de 2007

Portugal sem fogos depende de quase todos... e o resto?

Está para muito breve a apresentação do DECIF (queira ler-se Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais ou se preferirem a mão de obra mais barata do país).
No entanto, não é para falar sobre recompensas monetárias que lancei este post, até porque honestamente acredito que não é essa a motivação que leva os milhares de Homens a honrarem com a sua participação os Bombeiros de Portugal...
Escrevo este post para homenagear todos os Bombeiros, que todos os dias do ano exercem a sua missão da forma mais profissional que são capazes. Todos os dias prestam socorro às populações em casos de incêndios, inundações, desabamentos, acidentes e incidentes, prevenções e aflições, todos os dias socorrem e transportam doentes e sinistrados, todos os dias entram na vida dos portugueses pela porta principal...
Fico indignada ao constatar que estes mesmos Bombeiros só são lembrados nos tempos que se avizinham, sendo usados pelos políticos como tranquilizantes para que os eleitores vivam na ilusão que o país está preparado para a protecção e combate aos incêndios, deixando tudo o resto para plano secundário.
Será que o país não devia conhecer melhor a realidade dos Bombeiros e não se restrigir apenas a esta apresentação/suposta preparação para os "fogos"?
O que será que os Bombeiros podem (e devem) fazer para reverter esta situação?

5 comentários:

Ricardo Sampaio disse...

Portugal sem fogos depende de todos, Portugal sem incendios depende dos Bombeiros...!!!!
Eis o slogan!
Todos os anos nos deparamos com mais uma campanha publicitaria do governo deste pais,que deveria mostrar a todos os portugueses as desigualdades de equipamento de combate a incendios entre o interior e o litoral,devia mostrar ao pais quanto custa aos Portugueses um Bombeiro por hora e um meio aereo pelo mesmo periodo de tempo.
Mais uma vez vamos assistir a um discurso com toda a pompa e circunstancia,com um desfile todo catita e os Portugueses vao pensar que está tudo bem,que este ano temos um dispositivo montado para o que der e vier,mais uma vez durante 4 meses vamos ouvir falar de Bombeiros, incendios e de incendiarios ( os do terreno e os da oposicao ) e temos os servos,que nao passam disso mesmo,que se baixam perante as atitudes e decisoes dos governates muitas das vezes em prejuizo dos bombeiros,esqueçendo a funçao que ocupam na própria estrutura dos Bombeiros,é que quando as pessoas ocupam cargos durante muito tempo criam raizes e ervas daninhas a sua volta, e como tal necessitam de um bom "herbicida" ou seja sairem da estrutura porque se nós Bombeiros começar-mos a procurar a raiz do problema,vamos encontra-la na nossa propria estrutura,no meio de nós, quando nao somos defendidos,quando nao somos resguardados por quem o devia fazer e nao faz,quem conheçe a estrutura sabe do que estou a falar.
Um forte abraço para todos nós que vamos "mais uma vez" em troca de nada para ganhar coisa nenhuma dar o nosso melhor por um pais sem incendios e mais verde.

Unknown disse...

Meu caro Nelson, é verdade, ai está, com toda a solenidade, a apresentação de mais um dispositivo, e mais uma vez, um dispositivo para media vêr...
No fim da, chamada, época, faz-se mais um desfile, mais um festival com cantores pimba, e pronto. A coisa tá feita.
Pão e Circo, já diziam os Romanos...
Um Abraço, Nelson Romão

JChaves disse...

Depois de ler as palavras escritas anteriormente e concordar com elas, apenas acrescento o seguinte:
1. Os Bombeiros são homens humildes e quando é preciso lá vão eles, seja verão ou seja Inverno;
2. A remuneração no DECIF, nem vale a pena comentar, nem comparar com outras no mesmo ramo e a trabalharem 7h/dia!
3. As apresentações dos dispositivos são bonitas de se ver. Bombeiros bem vestidos, carros novos (ou só a pintura), material de protecção individual para todos, políticos e altas individualidades dos bombeiros presentes, é tudo do bom e do melhor, discurso encorajador "estamos todos preparados para o Verão... e por ai fora!".
E já me estava a esquecer dos GIPS, esses super sónicos (não tenho nada contra, eles só fazem o que lhes mandam) que em menos de 20 minutos estão na cabeça do touro para o segurar (bem, se não conseguirem vão lá os Bombeiros, por isso não há problema)
4. Realidade dos Bombeiros: Viaturas Obsoletas, levaram a melhor para o desfile, protecção individual para meia dúzia (no desfile claro), pequenos incêndios vão lá os bombeiros e ninguém fala quer trabalhem bem ou mal, grandes incêndios vai tudo e todos, Políticos altas patentes da ANPC e...(até o INEM lá mete as psicólogas).
5.Conclusão:
DECIF = todos os envolvidos nas ocorrências (Altas patentes com o "nós" na boca, mas dormem as noites descansados)
Trabalhadores = Os Bombeiros, que fazem prevenção e combate 24h/dia.

C. S. Lima disse...

De facto, creio que Portugal sem fogos depende de todos - bombeiros e não bombeiros. Mas acho que também depende muito dos interesses que estão por trás dos incêndios. Acredito que se formos ficar sentados à espera que o Governo (este ou qualquer outro) faça *realmente* alguma coisa a propósito disto... bem podemos esperar sentados!! Cada vez mais acredito nisto. Volta e meia, em trabalho, tenho de ir a seminários, conferências e coisas do género e já tenho ido a eventos desses que são totalmente organizados por alunos de cursos técnico-profissionais, com pouco ou nenhum apoio do Estado. E acreditem que esses eventos são tão bons ou melhores (em termos de painel de oradores, temas escolhidos, participação e organização geral) que os outros. Parece-me que se houvesse mais gente com esta capacidade de pró-actividade (que não nasce de um dia para o outro), haveria também mais gente atenta aos fogos, mais gente atenta às queimadas, mais gente atenta a muitas outras pequenas/grandes coisas que causam os fogos... Digo eu!

Ivo Nunes disse...

portugal sem fogos depende de todos nos!!!

Realmente e verdade depende de todos nos mas temos que começar por algum lugar...deveriamos começar primeiro por uma prevenção muito grande a nivel nacional com o ordenamento das florestas,criação de faixas de conteção entre florestas,limpeza de matas,de fazendas entre outras coisas.
Mas como e que isso pode ser se os donos dessas matas e dessas fazendas nao limpam nada depois quando chegam os incedios arde todo e lavem mais subsidios para a mata que ardeu e os terremos com as casas que ja nao la habitavam depois constroiem gandes casas a pala dos subsidios...como podemos acabar com isso obrigando a limpar as matas nao limpavam aplicavam se multas grandes.Sei que pode parecer que iriamos voltar a uma ditadora mas talvez se os donos desses terremos apanha se essas multas e vocem dados esse terremos a que quise limpalos e coltivalos talvez tivesemos todo mais limpo,mas eu sei que as maiores matas e terremos mais desorganizados sao os do estado por isso tinhamos que comexar por ai!!!

Isto era um bom principio na minha modesta opiniao!!!

Agora tbem penso que deveriamos dar mais valor ao bombeiros que de dia e de noite combate os incendios muitos deles sem levarem nada entroca...
mas em contra partida deixam os seus trabalhos,seus lares onde estao as suas mulheres e maridos os filhos com o coraçao nas maos porque a pessoa que mais querem esta la dar tdo de si!!
Sera que nao era ja altura de vermos as precarias condiçoes de trabalho destes homens e mulheres que tdo dao por uma causa tao nobre!!

fala se em material de protecção individual,viaturas novas entre outas coisas!!!
Mas no fundo vamos ver bem e protecção individual nao da para tdos ou nao a nenhuma,vituras com 20 anos a cair aos bocadinhos,uma miseria de um dinherinho por 24horas nao e o dinheiro que inporta mas sabe se que o trabalho destes homens e mulheres nao ha dinheiro que compense mas eles merecem muito mais!!!

meus caros espero que este verao seija bem calmo!!!

peço desculpa os erros e se nao concordam com a minha opiniao mas esta e a opiniao de um simples bombeiro!!!

um abraço a tdos e deseijo muita sorte a tdos os bombeiros!!