quinta-feira, 19 de abril de 2007

O maior ataque de sempre à Emergência Pré-Hospitalar

Ao longo dos anos o socorro pré-hospitalar sempre foi entendido como o parente pobre da saúde, existindo um completo desinteresse e mesmo repúdio por parte de diversas classes de profissionais de saúde, principalmente a enfermagem.
Durante mais de 30 anos aqueles que, pertencentes na sua maioria a corpos de bombeiros e à cruz vermelha, trabalharam arduamente para que esta àrea tivesse um desenvolvimento e o reconhecimento merecido em benefício da vida humana, vêem-se agora remetidos para um papel secundário, sendo tratados como ignorantes e incompetentes. Á custa do trabalho destes nobres Homens, a emergência médica que até aqui não interessava aos senhores doutores e enfermeiros (agora doutores também), transformou-se num trabalho interessante e em alguns casos muito bem remunerado, mas principalmente revelou-se como uma excelente fonte de protagonismo.
Á conta deste interesse súbito verifica-se agora um movimento lobista junto do INEM e Ministério da Saúde, numa tentativa clara de justificar um novo emprego para aqueles que, agora doutores, querem andar montados em bons carros a fazer ti-nó-ni em perfeitos ralis.
O que não se diz é a verdade. O que não se diz é que em Portugal salvar vidas é ILEGAL, uma vez que todos estes novos actores da emergência pré-hospitalar, de forma a justificar a sua presença afirmam o poder legal dos actos praticados neste contexto. Assim, com base em algo que ninguém consegue compreender, o tal acto, que somente serviria para salvar a vida de alguém, não pode ser realizado por aquele desconhecido que é o Zé Bombeiro. Esta personagem representa todos aqueles indivíduos que sem olharem a estas questões, e muitas vezes colocando as suas vidas em risco, aparecem ao lado do doente, acidentado, cidadão anónimo, esteja sol, chuva ou frio, seja Verão ou Inverno, natal ou passagem do ano, prestando naquele momento a ajuda necessária.
Este Zé Bombeiro pode até estar limitado na sua acção, mas não se coíbe de ir a qualquer local fazer aquilo que o deixam, mesmo a sítios que não oferecem a protecção, a privacidade ou mesmo a higiene existente no consultório ou no hospital a que o Sr. Dr. Enfermeiro está acostumado e enraizado. Mas é ali naquele local, possivelmente no meio da montanha ou no curral, que está aquele doente, aquela vítima, agora também vítima de um sistema que somente se alimenta do mediatismo e do protagonismo mas que quando na realidade é necessário não funciona. Sobra assim para aquele, tantas vezes apelidado de incompetente e burro (sem ofensa para este animal), pois, apesar de tudo o que têm dito, é a única ajuda que aquele cidadão anónimo obtém.
Esta verdade escondida pelos nossos governantes e responsáveis é que têm garantido ao Portugal desconhecido, que é composto por homens e mulheres que têm tanto direito como aqueles que habitam as esferas do poder, ao socorro quando realmente dele precisam.
O que não é dito, hoje, é que à conta de um pseudo Ministério da Saúde, estrutura economicista por um lado e estrutura mega despesista por outro, que por sua vez possui um instituto que deveria desenvolver a emergência médica e fracassa nesta sua única missão. À conta das loucuras megalómanas dos seus dirigentes temos assistido ao caminhar para um socorro cada vez mais assimétrico que somente está acessível a quem estes ditatorialmente determinam, demonstrando assim um desconhecimento claro da realidade deste país, composto por pessoas que somente querem ser tratadas como seres humanos que o são, mas que na prática quando longe dos mediáticos centros urbanos são considerados seres de 2ª categoria.
Um sistema que classifica pessoas como animais, como podemos ver nas tradicionais feiras de gado onde os números de cabeças determinam o poder do agricultor, assim é a realidade da saúde do nosso país, em que uma determinada localidade será atendida de forma diferenciada consoante o número de cabeças que lá habitem.
Pessoas que apesar de se manifestarem não são ouvidas, pois as decisões destes governantes mentecaptos são baseadas em valores e números , vivendo assim autisticamente na sua própria realidade , com acessos a tudo e esquecendo por completo o país real.
Por tudo o que se observa neste sector podemos afirmar que já descemos ao nível mais negligente que esta sociedade pode alcançar, verificando por parte destes (ir)responsáveis justificações fundamentadas em verdades desconhecidas, para não dizer claramente mentiras, enganando de uma forma impávida e serena um povo que ainda peca por ser leigo no conhecimento dos seus direitos.
E assim, estes senhores, agora detentores de todas as verdades vêm delapidando o socorro em Portugal, agindo impunemente sem que o cidadão desconhecido se aperceba que realmente deixou de ter acesso a um socorro que até aqui funcionou e que somente precisava de ser melhorado.
Hoje podemos verificar o que eu já tenho denominado por vergonha nacional, sinónimo que somos piores que um país de terceiro mundo, na medida em que estes nalguns casos conseguem fazer mais e melhor pelo seu povo do que na realidade Portuguesa.
Podemos observar a clara falta de aposta na área da emergência pré-hospitalar, através de uma formação feita à pressão para não dizer de injecção, de qualidade duvidosa e muito dispendiosa, conforme afirma um alto funcionário do governo deste país. E ainda vai mais longe ao associar o que na maioria dos países do mundo é considerado um investimento a um factor despesista, roçando ao ridículo as suas comparações entre o valor pago por hora de um formador ao de um professor universitário. Na realidade demonstra que desconhece o que é formar, como também se já ocupou algum poiso de professor universitário o seu vencimento devia ser compatível com as suas parcas competências, clarificadas quer pelas suas atitudes e afirmações como pela forma como tem vindo a (des)organizar a emergência médica.
Infelizmente o que não se sabe é porque é que a maioria dos agentes que prestam socorro tem de sobreviver à custa de migalhas financeiras, muitas vezes obtidas através dos donativos daquele é o principal interessado em ter um socorro de qualidade, que é o cidadão deste país. Este ao ver-se confrontado com o facto de lhe ter sido vedado este direito vê-se obrigado a apoiar e a sustentar duplamente esta actividade, uma vez que se assiste à desresponsabilização dos (ir)responsáveis pelos organismos públicos que utilizam o dinheiro dos contribuintes de uma forma inconsciente, apostando em megalomanias que se assemelham a um sistema esquizofrénico que apenas satisfaz as suas próprias realidades.
Assim, vamos impotentemente assistindo a cada dia que passa ao cataclismo que está a atingir a emergência médica. Actos que somente podem ser classificados de grotescos, sustentados num conjunto de mentiras, mas que à custa da poupança de uns euros, todos os nossos (des)governantes e (ir)responsáveis aplaudem, pactuando conscientemente com aquilo que somente pode ser classificado de uma atitude autista sinónimo de um estado doentio.
E AGORA? Quem socorre o cidadão anónimo? Aquele alguém que por um azar da vida precisa que alguém o socorra, ou que pelo menos alguém que o ouça e o ajude nos seus desabafos sobre uma vida sofrida. Cidadão que, convencido de que do outro lado da linha telefónica, quando marcou 112, ia ter uma voz confortante e orientadora, afinal é atendido por alguém arrogante e mal formado que o manda desenrascar-se. Voz essa que protegida por um sistema autista, escudado em publicidade enganosa, se esqueceu que aquele que acabou de ser humilhado e enxovalhado nos seus direitos apenas precisava de algum apoio, alguma orientação para que saísse daquela situação complicada da melhor forma possível.
Este cidadão, que alimentou durante uma vida este monstro denominado por Estado, que unicamente pretendia que naquele fatídico momento lhe mandassem alguém, nem que fosse para sentir algum apoio no infortúnio da vida, vê agora com frustração que o tal Estado dar-lhe o ultimo empurrão que este precisava para legitimar que em nada já justifica a sua presença neste mundo.
No entanto, este cidadão ainda tem a garantia que o seu corpo inerte, será resgatado por aqueles que, foram simplesmente ignorados ainda que disponíveis para o ajudar, ficando com a última e derradeira tarefa de dar dignidade a alguém que viu simplesmente recusada uma simples ajuda.
Este cidadão anónimo posso ser eu ou aquele que neste momento ainda tem alguma paciência para ler este texto, mas francamente espero que este cidadão seja um dos (ir)responsáveis pertencentes actualmente ao tal Estado, um dos tais (ir)responsáveis do tal instituto, que definiu de uma forma autista as suas próprias regras e impôs as suas vontades a um sistema que afinal funcionava, e que aqueles que o criaram, desenvolveram e o têm sustentado somente pedem são melhores condições para prestar a tal ajuda que todos os cidadãos Portugueses têm direito.
Hoje ao fim de mais de 20 anos, dedicados aos Bombeiros Portugueses, e principalmente a esta área tão nobre que é a emergência médica, é com tristeza que vejo, não um recuo, mas sim a destruição daquilo que custou tanto suor e sangue de muitos milhares de Portugueses: Um sistema de socorro em que o princípio da igualdade, da subsidiariedade e principalmente da dignidade humana estavam garantidos, que tinha problemas devido à inércia dos diversos governantes e ao facto dos mesmos certamente sofrerem de otites crónicas.
Por ultimo pergunto: Até quando iremos assistir impávidos e serenos à venda dos valores que estiveram subjacentes ao nascimento desta nação tão nobre?
Julgo que a continuar, mais vale voltarmos ao passado e dar uns açoites ao Afonso Henriques.
Como já o General Romano dizia: “…naquela Lusitânia existe um povo que não se governa nem se deixa governar…”

72 comentários:

Unknown disse...

concordo plenamente com as suas palavras... um abraço espero que continue a defender arduamente a emergencia pré-hospitalar e os seus intervenientes... nós cá estaremos para o apoiar...

Anónimo disse...

Nelson, não te conheço mas também não o desejo. A tua fama espanha-se e fala por ti e tu nada fazes para a mudar, bem pelo contrário.
Não comento as tuas iniciativas/investidas contra tudo e contra todos, pelo simples factor de sentir em todos os teus textos uma profunda amargura, tristeza e inveja.
Descobre-te a ti próprio, valoriza-te, utiliza a tua intiligência emocional. Aceita que já tiveste o teu tempo, foste um "Herói" quando os SUPER`TAS conduziam as VMER e por empirismo faziam punções venosas periféricas. Aceita que os tempos mudaram e que vocês autodenominados SUPER´TAS não poderiam continuar a fazer o que até então faziam.
Faz um favor a todos; pára com as tuas guerras. Já viste que ninguem te liga?? Há anos que leio posts teus na net, e o que mudou desde então??? NADA.
Sérgio

Lina disse...

Acho que o texto é brando demais para exprimir o que eu também sinto em relação à emergência pré-hospitalar.
Quando não se tinha meios, nem condições de trabalho dignas (não é que agora se tenha mas estamos melhor que há 10 anos atrás), ninguém queria saber da emergência.
Os totós é que as tinham que fazer, sem meios, sem condições, nem mesmo para protecção da sua própria vida.
Agora, como é tudo falado na TV e não só, já temos muitos "candidatos" para tomar conta da emergência pré-hospitalar. Mas só para quem tiver condições para beneficiar dela!!!!!
Então o tão falado SIEM, onde está???
Só existe para o lado que mais convém????
Espero que, como diz no texto, os (ir)responsáveis do nosso (des)governo sejam os primeiros a ler.
O nosso País é pior que um País do Terceiro Mundo.....

João disse...

Falo como Bombeiro Voluntário, como estudante de enfermagem e como formador.
Sem dúvida que este é um tema polémico, mas chega de tentar mudar as coisas desdenhando os outros e tratando os enfermeiros como alguém muito superior. Está na altura de assumir-mos as competências de cada um tal como elas são. Os bombeiros têm que agarrar aquilo que lhes compete e, sem sombra de dúvidas, não é assim tão pouco. Do mesmo modo, os enfermeiros também têm de actuar de acordo com as suas competências. Quem não o fizer, ou for para além dessas competências deverá ser punido.
Porquê querer arranjar guerras apelidando os enfermeiros de Dr's? Se os bombeiros estão tão inconformados com o actual sistema de competências, por que é que não se valorizam como tal? Por que é que os enfermeiros não deverão também lutar pelos seus direitos, quando têm formação e estudos para tal?
Deixemo-nos de hipocrisias, e partamos para uma análise profunda do funcionamento interno dos bombeiros voluntários, que se calhar também tem muitas falhas. Comecemos por especializarmo-nos naquilo a que temos direitos e façamos aquilo que apenas a nós nos compete, que como já disse, não é assim tão pouco. Paremos de olhar para os defeitos dos outros, quando a nossa classe também tem muitos. Esta diferenciação por nós demonstrada reflecte a mesquinhice de um país que gira à volta de diplomas.
Tenho um enorme orgulho de pertencer a uma associação de bombeiros voluntários e zelo incessantemente pelos direitos dos mesmos, mas intristece-me ver que os bombeiros caiem nesta teia de discussão de competências. Da mesma forma repudia-me o facto de a nossa defesa seja acusar os demais profissionais.

Unknown disse...

Bem apetece-me tecer alguns comentários menos próprios e mais duros, mas vou ficar pelos mais soft's.
Primeiro tenho a dizer que sou enfermeiro, formador, e técnico de emergência médica do Inem, aquele de quem tanto mal se diz. Ando na profissão quase há 20 anos, e há sensivelmente 10 na emergência pré-hospitalar e na formação e venho por este meio dizer que artigos como este pecam por uma notória falta á verdade e uma terrivel inveja. Senão vejamos, este instituto Inem que tão mal gere o pais a nivel de emergência deve ser o mesmo que ano após ano gere os bembeiros em época estival de incêndios, onde a confusão e balburdia é mais que muita, basta ver os mídia diáriamente e é negociata aqui, confusão ali, excesso ou falta de coordenação além, etc. Não meus senhores e falo com conhecimento de causa, têm-se feito muito nesta área em Portugal e evoluido bastante, qualquer leigo pega nos números e vê, mais o atendimento feito hoje pelo Inem não tem nada a ver com o de há uma década atrás, o mesmo se aplica ao pessoal formado por este, bombeiros, médicos, enfermeiros, TAE, TAS, etc. Isto é a mais pura verdade e ninguém o pode negar e se o amigo Nelson diz o contrário então digo-lhe o Sr. anda arredado disto há muito tempo.
A nivel dos Doutores nem vale a pena falar cada um valoriza-se como quer, aliás tenho muitos colegas bombeiros sem desprestigio nenhum para eles, antes pelo contrário.
Portanto Caros amigos acho que está sim é na hora de unir esforços, procurar para onde e como podemos evoluir e deixemo-nos destas guerras e trocas de galhardetes.
Aliás qualquer governante ou responsável máximo do que quer que seja regozija-se com esta estas atitudes pois só lhe interessa dividir para reinar.

Unknown disse...

Bem este blog esta acesso......
Sou enfermeiro de bloco operatório, bombeiro voluntario e enfermeiro de vmer e concordo com os colegas quando dizem que aqui se cultivam rivalidades, conheço excelentes TAS, TAS que simplesmente estao atras de uma central telefónica e aqueles em que o curso de TAS só serviu para o titulo porque na prática deixam muito a desejar, e como em tudo também há enfermeiros dedicados e menos dedicados. a emergência esta em constante mudança e nao basta só dizer que se é médico enfermeiro ou TAS é preciso actualizar as teorias e aplicá-las na prática. Felizmente na minha corporação trabalha-se muito bem mas quem mais critica é quem nao se actualiza e que tem o curso só para ser mais um do curriculo... O unico prejudicado no meio disto tudo é sempre o doente!! Hoje em dia há enfermeiros e médicos em VMER's e ambulâncias (alguns voluntários, sem remuneração) e que não se recusam em assistir alguém independentemente das condições climatéricas, da hora do dia e das condições de trabalho..... Há sim que unir capacidades e esforços em benefício de quem mais necessita de assistência... Ainda há dias um bombeiro já na reforma me dizia enquanto eu tirava o meu curso de desencarceramento:" não sei porquê tantos cursos se antigamente também se tiravam as pessoas de dentro das viaturas acidentadas".. Isto é o retrato do "Velho do Restelo" E não é desta forma com estes pensamentos e formas de estar que contribuimos para uma emergência de qualidade....
Não podia deixar de participar neste blog.... Aqui deixo os meus cumprimentos a todo o pessoal da emergência pré-hospitalar especialmente aos que fazem este trabalho especialmente porque gostam...

Unknown disse...

Caro Nelson

Há uns anos atrás fizemos juntos o 1º PHTLS que foi feito em Portugal.
Sou aquele tipo que na altura veio dos Açores....lembras-te.
Antes de mais sou Bombeiros há 10 anos e enfermeiro há 5.
Nunca dispo uma farda para vestir a outra...em sentido figurado, claro!
Não tenho qualquer ligação ao INEM, mas respeito e admiro quem nele trabalha por amor à causa e não pelo dinheiro que rende.
Tenho uma estima infindável pelos bombeiros, que sempre enalteci na minha relação com os colegas enfermeiros...pois desde pequeno quiz ser e tornei-me bombeiro...já o enfermeiro veio mais tarde.
Agora, no que ao pré-hospitalar diz respeito...percebo a tua frustação...mas imagina a minha também...quando no dia a dia "dentro do intra-hospitalar" tenho que avançar com procedimentos tão simples como punções venosas...mas no pré não o posso fazer...com as desvantagens que isso tem...quando a VMER está a 30 minutos (a andar bem).
Mas, Caro Nelson, comprar esta guerra com os enfermeiros não nos leva a nada...só trás vantagens aos decisores politicos...que na dúvida decidem pelo que lhes interessa.
Companheiro...este NOSSO mundo dos Bombeiros e do Pré-hospitalar anda mal e é alvo de tudo e todos...mas se nos desunirmos...pior para nós.
Não coloques a tua indignação numa profissão digna...a Enfermagem...que no fundo...tem tanto ou menos poder decisório que os bombeiros.
Um Abraço Colega

Hugo Miguel disse...

Lido todo este artigo e os comentários ao mesmo não posso deixar de tambem eu comentar.
Antes de mais quero deixar um cumprimento muito especial ao Nelson, pois foi uma das pessoas que contribuiu inicialmente para a minha formação inicial na Emergência Pré Hospitalar. Ao contrário do que alguem diz num dos comentários, considero que de grande nivel quando comparada com a formação que é dada hoje pelo INEM. E foi logo num dos primeiros cursos de TAS da ENB, o 3º.
Como realmente não me sentia satisfeito com as competencias que esta formação me atribuia decidi ir mais longe e tirei o curso de licenciatura em enfermagem. Actualmente sou enfermeiro numa unidade de cuidados intensivos e mantenho-me a fazer serviço no pré hospitalar como voluntário.
Concordo com o comentário que diz que o Pré Hospitalar não gaha nada por andar-mos com Guerras entre os intervenientes do SIEM. Considero que não devemo tentar ser entraves á evolução. No entanto uma das criticas que tenho qa fazer é ao INEM, apesar de não ter nada contra este. Esta critica é sobretudo relativamente á qualidade da formação ministrada, pois parece ter havido um desinvestimento na qualidade e cada vez mais o que interessa são os numeros e o marqueting que se faz. Pois realmente o INEM deve possuir técnicos muito bem especializados nesta área, pois a nivel de marquetig e imagem está no topo, ao contrário da formação que ministra nomeadamente aos TAE (com conhecimento de causa).
Quanto a posição e actuação do nosso des(governo)prefiro não comentar pois está a vista de toda a gente e é noticia de abertura em muitos dos noticiários.
Em forma de conclusão, não sou contra os médicos ou os enfermeiros desenpenharem as suas funções na rua se o objectico for a melhoria do socorro. O que se calhar era o ideal havendo disponibilidade de pessoal com formação de qualidade. Por outro lado, custa-me a aceitar enquanto bombeiro voluntário, TAS e Enfermeiro observar a formação/actuação dos dos TAE´s que nem sempre é a melhor com uma imagem de superioridade em relação a outros técnicos que conseguem fazer melhor, no entanto não há uma aposta tão forte na imagem.
MEUS AMIGOS VAMOS NOS DEIXAR DE FILMES, PARA ISSO IA-MOS PARA HOLLYOOD. vAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS E TRABALHAR TODOS NO MESMO RUMO.

"A Verdade, a realidade " disse...

Eu, concordo em muito com o Nelson!

Foi com ele k eu aprendi o pouco k sei sobre emergência, e ao longo dos anos deparo-m com, certas e determinadas situações, k me deixam a mim, e meus colegas, muito tristes, se nao reparem!
Prq foi novamente diminuido o numero minimo de tripulantes por ambulancia??
pois!! isso é importante saber!
Prq se para fazermos um levantamento em bloco, de uma vitima, precisamos de knt pessoa??
4? 5? pois, é! knt pessoas precisamos no minimo para um levantamento em ponte, d uma vitima? 4!!!!
pois e se 3 dessas pessoas ja fossem na ambulancia? claro k seria melhor!!

Mas sabem, o zé bombeiro k s sdesenrrasque, k arrenje maneira d o fazer!

E sabem prq? Prq quem faz e aprova as leis, nao anda no terreno dia a dia! e knd anda é d vmer!! é sentado num passado, ou num focus!!
Pois é isto tem d dar a volta, e os medicos e enfermeiros, deviam ter muito mais atenção em nós!! bombeiros e TAS!!
Prq a vmer está muito mais vezes inop, do k operacional!!

mas pronto.. fica um abraço para todos!!

NTB disse...

Caros amigos,

Como disse, que iria ser polémico, assim fui.
Agradeço todas as vossas palavras, todas elas tem valor, só assim, podemos chegar a algum lado.

Agora pergunto: se adamos todos para o mesmo lado, qual a razão de tantas guerras?? Qual a razão de tanto receio??

JChaves disse...

Depois de ler algumas palavras sobre o assunto, assisto a várias opiniões, mas para os mais criticos da verdade, só me resta dizer que: a unica coisa que o INEM tem de bom é o Departamento de Marking, "O Inem esteve presente", "Foi para o local uma Viatura do Inem", "Foram socorridos pelo Inem". Mas os primeiros a chegar e a dar o suor são os bombeiros, são eles que com a formação que tem, melhor ou pior, trabalham no imediato, o inem chega no fim... E já presenciei, a tripulação da vmer a dizer as maiores barbaridades no Pré-Hospitalar, que nem vale a pena comentar aqui.
Acerca das diferenças entre a formação dos TAS da ENB e do inem, venham os da ENB, inem??? é para esquecer. Digo isto com conhecimento de causa e porque trabalho com os 2.
Para terminar, as leis são feitas para o inem, porque sao eles que desde há muito andam com 2 elementos nas viaturas, por isso tinha que chegar a hora de eles cumprirem a lei.

Fonseca disse...

Boa.
Meu caro Nelson, só alguém com "Espinha" é que pode escrever o que escreves.
Conheço e comungo das tuas preocupações e opiniões. Além de actuais são acutilantes e pertubadoras, pois quem está "acomodado" fica pertubado.
parabéns.
Manuel Fonseca
ex- Comandante US Porto (CVP)

Angelito disse...

Contra factos haverá argumentos??

A emergência pré-hospitalar assenta na sua maioria nos bombeiros.
Quem são os nossos bombeiros?
Tendo em conta os requisitos que na maior parte das vezes não se cumprem, temos muitos, com muita boa vontade e tal, uns certificados outros não. Mas a realidade é a total ausencia de um controle de qualidade. Nada garante que o Zé-Bombeiro, com um TAT ou até um TAS não seja um sapateiro autentico, e como são muitos é só multiplicar esta probabilidade.
Em relação á luta que é necessária... é verdade, que é preciso lutar, mas se na maioria dos agentes do pré-hospitalar encontramos muitos "sapateiros" e outras coisas e tais, como podem estes unir-se em torno de uma luta por melhores condições para a classe dos bombeiros. Primeiro precisavam de ter classe ( a maioria!).
Caro amigo, utiliza as tuas energias para instruires cultura onde ela não existir, e não ataques outros profissionais.
Na minha corporação de bombeiros preocupo-me com a instrução dos meus colegas bombeiros e faço algo em relação a isso.
Para saberes sou escuteiro, bombeiro e Dr.º Enfermeiro!!

Firefighter1112 disse...

Concordo com muitas das coisas que todos os intervenientes aqui escrevem, e ao que parece todos andamos a falar o mesmo, embora de uma forma diferente, assim após reflexão sobre algumas matérias aqui vai:

- Como todos sabemos a emergência em Portugal na sua esmagadora maioria é feita pelos bombeiros, isto é inegável, os factos comprovam isso;
- Então se assim o é, não percebo porque as estruturas quer do MS quer do MAI não investem na formação, profissionalização e carreira com o que tenha que ser, e definitivamente termos ambulâncias tripuladas por pessoas credíveis e aptas, mas não o MS através do INEM segundo consta vão recrutar mais TAS que de certeza irão sair das fileiras dos bombeiros, onde agora são atacados por coitados serem bombeiros sem formação, mas depois de darem o salto para o outro lado fazendo o mesmo vão deixar de o ser;

- Será licito que num País pequeno como o nosso quem de direito não questione para onde vai o dinheiro dos contribuintes, onde o INEM já desde algum tempo anda a fazer um serviço paralelo de emergência pré-hospitalar, colocando ambulâncias aqui e acolá e preparando-se para colocar mais. Provavelmente se esse esbanjar de dinheiro fosse investido na formaçãoe carreira condigna para os tripulantes fazia mais sentido. Também se aproveitassem toda a estrutura que os bombeiros têm a nivel nacional, se pouparia muito dinheiro;

- Talvez as estruturas do MS e do MAI se devam começar a debruçar sobre para onde vai o dinheiro dos nossos seguros, será que também é licito o INEM levar a grande fatia desse dinheiro, que quando muitas vezes quando são solicitadas ambulâncias para acidentes de trabalho em que existem seguros e essa mesma instituição não envia os meios, mas quem lá vai depois, os bombeiros claro, com numero ou sem numero. Mas não só, o desencarceramento nos acidentes de viação e a inerência desse socorro quem paga esses meios? Provavelmente alguém tem de começar a pensar que algumas coisas têm de mudar;

- Tenho plena consciência que o serviço de emergência pré-hospitalar prestada pelos bombeiros têm muitas deficiências, mas desde há alguns anos muito se fez e muito foi investido nesta área. Tenho imensa pena que na estrutura bombeiros ainda existam muitas pessoas com responsabilidades que não as assumem e que interpretam a lei consoante lhes dá mais jeito, e que quem de direito não faça cumprir o que legalmente está instituído. Mas aqui reforço novamente, a estrutura está montada a nível nacional, há meios humanos e veículos, então as estruturas responsáveis têm que investir neste campo e não criar estruturas paralelas que de certeza irão ser mais dispendiosas. Profissionalizar, pagar decentemente conforme a categoria, mas para isto se calhar aquele dinheirito que todos nós pagamos do seguro, se calhar tem de ser distribuído de outra forma;

- Outra questão dependo do mediatismo e protagonismo de quem manda em quem, como, e porquê. Temos que seguir os outros países, não faz qualquer sentido haver não sei quantas centrais de emergência espalhadas pelo país, têm de haver sim centrais integradas onde estejam todos os intervenientes, para quem ligar a pedir socorro unicamente essa chamada vá para um único sitio e tratada devidamente. Assim evitaria-se a duplicação de meios que muitas vezes ocorrem;

- Todos têm o seu lugar na emergência pré-hospitalar, cada um no seu lugar, quer seja médico, enfermeiro ou tripulante. Os bombeiros prestam socorro nas várias vertentes há muitos muitos anos. Tudo evoluiu é certo, os bombeiros têm de evoluir, têm tudo para o fazer, meios humanos e materiais, falta é vontade politica para o fazer. Aqui acho muito sinceramente que o INEM deveria chamar a si a responsabilidade do socorro medicalizado, vmer’s, helicópteros, PMA, e a fiscalização desta área. O socorro pré-hospitalar deixem para quem já o faz diariamente;

- Para finalizar, se olharmos para as várias realidades existentes, e falo aqui dos EUA, em que durante alguns anos tiveram o SEM (Emergency Medical Service), o mesmo foi extinto, e integrado nos bombeiros. Eu acho que este país, que aparentemente tem estrutura para muita coisa achou por bem, voltar a colocar este serviço nos bombeiros, pois tinham estrutura toda montada a nível nacional, é porque toda a outra estrutura (pesada) estava a sair muito cara ao país. Então porque nós aqui à beira mar plantados, com uma morfologia que todos conhecemos não aproveitamos os recursos que temos, investindo, criando regras, fiscalizando e não esbanjando o nosso dinheiro em megalomanias de pessoas que gostam disso mesmo esbanjar o que não é deles;

- Por agora chega, médicos, enfermeiros, tripulantes (seja qual for a instituição), todos temos a noção que temos que melhorar o actual sistema, somos todos precisos, mas com cabeça tronco e membros e de uma forma articulada e musculada. Não vale a pena desgastarmo-nos com acusações desta ou daquela índole, vamos é aproveitar os recursos existentes ao invés de criar mais.

Bem hajam a todos

Ricardo Sampaio disse...

Ao contrario de alguns, eu conheço e tenho muito prazer em conheçer o Nelson, a base da minha formação assenta no que aprendi no meu curso com o Nelson e com toda a equipa de excelentes formadores que compoe a equipa de formação TAS da ENB, mas não estou aqui para tecer elogios ao Nelson ou a quem quer que seja, até porque não se trata de um clube de fãs ( Nelson aproveita a dica ) mas sim de um blog, e que blog!

Penso que a emergência pré hospitalar tem intervenientes suficientes com formação insuficiente, e insuficiente porque alguem ( sim sr. ministro voçe mesmo )acha que apos uma visita aos paises de terceiro mundo o modelo a adoptar em Portugal deve ser o mesmo, pena é que quando alguem liga 112 nao escolhe por quem vai ser socorrido,nem teve oportunidade de escolher a zona do pais onde lhe vai ser prestada assistência, nem escolhe em que ambulância vai ser transportado.
Muito se lê,muito se escuta, e ao longo dos tempos a publicidade e o show off tinha de resultar, se na semana A se noticia que uma viatura inem demourou x minutos a chegar ao local e dai resultou a morte de uma vitima ou o agravamento do seu estado de saude,na semana B maquina-se uma noticia que mostra o inem no exercicio xpto do exercito, é disto que o nosso pais tem vindo a viver de há uns anos a esta parte, de demontraçoes claras de publicidade de um instituto que é de todos,que é financiado por todos e que dá a todos formas distintas de formação e de socorro, é este instituto que comprou uma guerra entre intervenientes do SIEM,que ao longo dos tempos vem contornando a lei e que agora a conseguiu aprovar resultando dai um claro prejuizo para as vitimas,o termo de comparação foi o resto da europa em que as tripulaçoes sao constituidas por dois elementos,entao senhor ministro vamos ser coerentes e comparar-nos ao resto da europa,aumentem as competencias dos tripulantes de ambulancia pois só assim teremos um socorro de ainda melhor qualidade.
Quanto ao "round" enfermeiros vs tripulantes, penso que todos trabalhamos no mesmo sentido,sentido esse a melhoria do socorro e trabalho de equipa, pois temos muito a aprender entre todos os que trabalham no pre hospitalar mas pareçe que alguem decidiu dar a este "round" um comunicado absurdo e que vem do sindicato dos enfermeiros e que vem reclamar para si o socorro pre hospitalar, enfim comunicados de alguem que nao conheçe a realidade e se conheçe devia estar calado.
Como alguem referiu anteriormente acerca de sapateiros e que até pareçe que com bastante conhecimento de causa devido á sua polivalência de escuteiro enfermemeiro e tal,o que refere acerca da classe dos bombeiros é sem duvida pouco inteligente até porque não é de classe que se trata porque uma instituiçãocom 600 anos nada tem a provar em termos de classe altruismo e abnegação, ao contrario de alguns, somos voluntários por opção,profissionais na acção!


BOMBEIRO TAS ENB 59/60

Unknown disse...

ericeiraMeu caro Amigo Nelson, é com enorme prazer te trato como tal e tambem é com enorme prazer que constacto que não perdes-te a fibra nem a vontade de lutar pêlo pré-hospitalar em Portugal.
Dito isto, e depois de lêr o teu post e os consequentes comentários, não posso deixar de emitir o meu, e então aqui vai.
Que o INEM, é uma máquina de marketing, acho que todos reconhecemos que sim, e é nesse aspecto que essa instituição leva vantagem sobre as inumeras corporações de bombeiros que, infelizmente, ao longo do tempo tem descorado essa parte. Erro fatal hoje em dia, porque vivemos na época em que o que aparece na televisão é que é bom, e portanto se o INEM, é que aparece, é o "melhor"!!!
Contudo os Corpos de Bombeiros não estão isentos de responsabilidades, se não vejamos os seguintes pontos:
a) Os C.B´s não cnseguem ser unidos, nem que seja a nivel distrital, e como tu bem sabes, assim que se tenta uma forma de protesto, aparece sempre um C.B., com interesses muito duvidosos a "roer a corda".
b)Ainda existem por ai, e não é preciso ir muito longe, Comandantes que negam a formação aos seus elementos, achando que esta é de menor importância.
c)Os Bombeiros lidam muito mal com os meios de comunicação social em geral.
Em suma, em quanto não resolverem estes três pontos, os Bombeiros vão estar em desvantagem, em relação ao INEM, que é um gigante de pés de barro, é certo, mas mediaticamente é um gigante.

P.S.- Só espero, não ser necessária a actuação desse "Gigante", numa grande calamidade, no nosso Pais, para deixa transparecer os seus "Pés de Barro".
Um abraço.
Nelson Romão

NINFO disse...

ROMAO UM ABRAÇO,FERREIRA

NINFO disse...

DRº ANGELITO,MALTA FIXE E SILVINO FAÇAM UM FAVOR DEIXEM O CANUDO DE ENF. NA RUA E FALEM COMO TAS. UM ABRAÇO NELSON CONTINUA ESTAMOS CONTIGO

Antonio disse...

Depois de ler atentamente, pare-se que alguns senhores se picaram, e será porque... se calhar acenta como uma luva o que se pertendeu passar, pois só agora é que estes mesmo senhores descobriram a emergencia pre-hospitalar, pois os hospitais estão a ficar cheios e esses senhores que estão para acabar a universisdade daqui a algum tempo vão para o desemprego.
Mas agora descubriram a emregencia-pre-hospitalar que os vai acolher de braços abertos sem formação a nivel academico e sem conhecimentos do que é actuar na "rua" desprotegido das paredes de uma unidade de saude e com formação ministrada pelo INEM que deixa muito a desejar, formação a "granel".
Fala-se muito mal dos bombeiros, pois este não se encontram organizados, e cada Quartel e um mundo isso é uma realidade mas estes tem uma cobertura do território enquanto outros só de grandes centos urbanos.
Todos temos um papel a desempenhar na sociedade e no socorro em portugal sejamos medico, enfermeiros ou tas, o que é certo é que cada "macaco no seu galho" e cada um com a sua missão e competencias muito bem defenidas, para que o socoro em portugal não pareça um socorro te 3º mundo como o é.
Agora digam-me os senhores enfermeiros onde é que foram desencantar essa de estar na competencia de prestação de cuidados de emergencia pre-hospitalar se os senhores numca cá andaram e só apareceram à perto de 5 anos.
Para um sistema de qualidade o que é necesario é afinar a maquina e poupar uns €€€, Apostar numa formação de qualidade com controlo medico e sobre orintação medica e atrituir mais competencias as pessoas que há muitos anos fazem e sempre fizeram emergencia pre-hospitalar, pois por medicops na rua e enfermeiro sai muito carro e só não vê quem não quer, países como os EU e Isrel e são os mais desenvolvidos em termos de emregencia medica retiraram esses senhores da rua e apostaram em carreiras bem defenidas e com formação de qualidade MAS SEMPRE SOBE ORIENTAÇÂO E REGULAÇÂO MEDICA.
Ao INEM que cumpra somente o papel de organismo regulador e fiscalizador

Ivo Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivo Nunes disse...

ola a todos os senhores intervenientes neste blog!!!

GRANDE Nelson todo o que disseste neste teu coment e muito grande e toca em muitos pontos em que as pessoas que estao ligadas a enfermagem e ao inem nao gostam de ouvir mas agora gostava eu de ver muitos desses senhores enfermeiros com o (respeito que tenho por eles),com a formação que tem de liçenciatura de emfermagem na rua!!
Agora pergunto eu quantos ja passaram pela situação de tarem a tentar salvar a vida a um ser humano e tar encostados a espada e a parede por familiares ou por outros...digam me por favor quantos???
pois talvez minguem me o possa dizer,porque que eu saiba nao sao tdos bombeiros nem tdos trabalham naquela maquina chamada inem!!
Segundo o que eu sei 60 ou 70 por cento do pre hospitalar em portugal e a segurado pelos senhores bombeiros mas logo a seguir aparece no jormal da noite ou em qualquer outro meio de comunicção social a vitima foi socorrida pelo inem!!!
diga me meus senhores sera que o inem esta em tdo o lugar???ou eles reference ao inem as ambulancias cedidas aos corpos de bombeiros???
mas que eu saiba essas anbulancias sao constituidas por tripulaçoes pagas pelas associaçãoes de bombeiros!pois axo que nao e os 3.000 euros de 3 em tres meses para as bse permanentes
e 1 euro para os consumiveis para as viaturas por serviço
que da o direito serem sempre eles os bonitos!!
pois mas nos bombeiros e que samos culpados de tarmos a ser humilhados por estes senhores governantes e pelos senhores do inem!!sera que valia a pena estas guerras!!claro que nao porque nos tdos deveriamos ser um só!!t.a.s ou t.a.e,medico ou enfermeiro cada um com a sua função,mas como tds nós sabemos em portugal ja se fez muito no pre hospitalar e agora simplesmente so se faz o minino porque diminuiram as competencias dos tripulantes!!ah uns anos estes mesnos tripulantes como por exemplo o senhor nelson batista o senhor jorge fernandes,o senhor vitor matos,senhor luiz coelho,entre muitos outros mais que nao conheço pessoalmente e nao sei os nomes deles!!peço desculpa a esses senhores por nao referir o nome deles!!foram os senhores que deram o grande nome a maquina inem!!eles fazia o seporte avancado de vida como os nossos caros enfermeiros!!porque tiveram a formaçao adequada sera que nos t.a.s ou t.a.e nao poderiamos voltar a fazelo???pois meus caros ai fica a duvida de um t.a.s que tem respeito por tdos os intervinientes no pre-hospitalar!! e vamos tdos lutar por um socorro melhor para tdos os nossos portuguses!!!

Eu acredito que isto pode modar mas so podera modar se nós nos unirmos uns com os outros!!!


ESPERO QUE UM DIA POSSAMOS TAR AO MAIS ALTO NIVEL NO SOCORRO!!!

UM GRANDE ABRAÇO PARA TDOS!!!


CURSO T.A.S 74/75 ENB

Francisco disse...

Nelson,sou o Francisco e estou na Madeira, fui Socorrista da CVP Delegação da Madeira desde os meus 16 anos e depois de tirar o Curso de Enfermagem tive a oportunidade de continuar a servir neste ramo da Emergência pre hospitalar, tanto no Corpo de Enfermagem que ajudei a fundar na CVP, como também colaboro na formação para Bombeiros que o Serviço Regional de Protecção Civil é o responsável aqui na Ilha. Também colaboro na EMIR o que equivale às vossas VEMRS, quero apenas dizer 3 coisas!
1 Muitos parabéns pela iniciativa, pela firmeza, pela determinação e pela preserverança. São atributos de todos os lideres, e pelo que tenho visto ao longo destes anos reunes todos eles.
2 Como podes ver pela minha apresentação enfadonha própria de um velho, no início, podes constatar que tentei evoluir, mas atenção, eu também sei o que é remar contra a maré!Por isso talvez te entenda como ninguém! Mas atenção, temos de estar unidos e preparados para males maiores. Só os Fortes irão resistir!E palpita-me que o Sérgio "da malta mesmo fixe" não se vai aguentar muito se continuar a avaliar as pessoas da forma como o faz!A evolução do Sistema como o conhecemos hoje, deve muito aos Heróis e a boa vontade de muitos outros anónimos!
3 A Emergência não depende apenas de uns quantos, a Emergência somos todos nós que trabalhamos nos TINÓNIS, de quem ela se alimenta.
Como na velha parábola digamos apenas que estamos unidos porque essa união dar-nos-á Força.E para quem conhece o Socorro, posso falar que a Emergência vai desde o Operador da Central de Comunicações ao simples cidadão que dá o alerta, passando pelo Bombeiro pelo Socorrista pelo policia, Enfermeiro e pelo Médico; Todos fazemos parte do Sistema.
A Cadeia de Sobrevivência SOMOS NÓS!

RP disse...

Gostaria de congratular esta iniciativa e aplaudir de pé esta sincera e verdadeira expressão de sentimentos. As ideias aqui escritas assemelham-se ao que silenciosamente penso. Acredito que este post também consegue expressar as ideias dos milhares de excelentes profissionais que há muito tempo trabalham no pré-hospitalar.
Já é tempo de fazer alguma coisa para organizar esta importantíssima área no nosso pequeno país e este blog parece-me um ponto de partida para chegarmos a algum consenso.
Pode ser que esta simples mensagem chegue até aos senhores detentores do poder politico do nosso país. É que a união faz a força, mas existem algumas pessoas com mais força que outras. Mas até essas pessoas podem vir a necessitar de serem socorridas, e a sua vmer privada pode estar por momentos inop…

Mad_Fireman disse...

Saudações cordiais a todos.

Intervenho apenas para tentar deixar mais algums pensamentos que possam servir de reflexão para algumas das mentes ilumindas
que por aqui passaram e para aqueles que gerem este nosso belo País à beira mar plantado.

Sou B......., tambem sou T......, ando com alguma frequência no I........, também ensino na C....., também sou quase licenciado em P........., e faço emergência há alguns anos a esta parte.

Mas o que é que isto interessa ??????????????

Como cidadão, o que eu quero é ser bem SOCORRIDO!

E pergunto eu ?? porque não o sou ??

O que eu quero é apenas ser BEM SOCORRIDO!

E PORQUE NÂO O SOU ??

Se pago os meus impostos e ainda por cima contribuo de forma voluntária (leia-se gratuita) para prestar um serviço que é da
responsabilidade do Estado, porque é que no dia em que precisar, corro o sério, muito sério Risco de não ser BEM SOCORRIDO!

Bom, talvez porque aqueles que até hoje tiveram a (i)responsabilidade de decidir sobre esta assunto não o fizeram, com toda a certeza, bem.

Então, presumo, deve ser a estes (os governantes claro) que devemos apontar as nossas baterias.

Tanto me faz ser Socorrido por um T, ou E, ou M, ou Z ou Y ou seja lá o que lhe quiserem chamar, o que quero é apenas SER BEM SOCORRIDO.

Como cidadão, e imaginando que é do meu bolso que sai uma parte daquilo que se gasta no Socorro, o que me preocupa logo a seguir é o facto de imaginar que o meu dinheirinho que me custa tanto a ganhar, anda aí a ser gasto ao desbarato e eu continuo a correr o risco de NÃO SER BEM SOCORRIDO.

Perguntas:
- Quanto custa uma VMER 24/7 ?
- Quanto custam os seus MédicoS 24/7 ?
- Quanto custam os seus Enfermeiros 24/7 ?

- Quanto custam todas as VMER's, Médicos e Enfermeiros que andam aí a circular 24/7 ?
- Quantas vidas Salvam ?? e quantas morrem porque só há uma VMER por perto e vitimas são: qualquer coisa MIL ??
- E os PMA's e os Coletes à prova de bala, e os fatos quimicos e a propaganda, e o marketing?? Quanto custa??

- Quantas AMBULÂNCIAS se conseguiam por a funcionar, com este dinheiro, com "máquinistas" formados, bem formados para BEM SOCORRER?

Como já foi dito neste blog por alguém, arrepia-me pensar que este meu Estado (Governo), vai desperdicar e continuar a desprezar uma rede de ambulâncias, de instalações, de homens e mulheres que servem os cidadãos de Norte a Sul há muitos, muitos anos, em vez de a aproveitar, valorizar, majorizar, fazendo dela algo de que todos nós nos pudesemos orgulhar.

Eu posso ser trolha de profissão, mas se me ensinarem a coser sapatos, sou inteligente até posso ser sapateiro, se me ensinarem a fazer camas e a lavar cús, até posso ser ......... auxiliar de acção médica (eu acho que estes se deviam de chamar Auxiliares de Acção Enfermeiro), se me ensinarem Anatomia, Fisiologia etc e tal até posso chegar a Enfermeiro e se calhar até posso ser Médico, mas o que eu quero é apenas ser socorrista e SOCORRER BEM e já agora ser BEM SOCORRIDO.

Aqueles que até aqui escreveram mal do nosso sistema têm acertado em muito daquilo que dizem, mas o caminho meus caros é pra frente e se dentro das Ambulâncias vamos ter E's ou T's ou M's ou que eu quero é que eles sejam bons SOCORRISTAS. Se para isso eles tem que fazer um curso.... seja ele aquilo que for, façam-no mas façam-no depressa e chamem-lhe aquilo que quiserem mas para mim o que eu preciso é de bons SOCORRISTAS, se é um curso de 1000h ou 10000h façam-no e criem uma carreira, e paguem aquilo que é justo e exijam o que é de direito para todos.

O QUE EU QUERO É APENAS SER BEM SOCORRIDO.

Saudações

Unknown disse...

Hummmm... meu caro Amigo, pelo menos a troca de ideias está acesa, mais uma vez os meus parabens.
Nelson Romão


P.S.- Um abraço Ferreira, grande turma 42.

Rui Lopes disse...

Não podemos esconder que actualmente somos vitimas de uma tentativa de desacreditação por parte de alguns sectores instituídos, muito em parte devido às politicas adoptadas por alguns comandantes e presidentes de direcções e que aos poucos se vão reflectindo.No entanto não devemos dar os factos como consumados e através de uma união forte e uma continua demonstração de competência nos nossos actos sem comprar guerras, poderemos alterar muitas das situações que se estão a instalar. Devemos é ser unidos em torno daquilo para que nos alistamos nos bombeiros. Continua Nelson eu estarei sempre contigo. O Sindicalista

Carlos Pinheiro disse...

Nelson!
Nada de desanimar com afrontamentos como esse do tal "grupo da malta mesmo fixe".
O senhor de sergio confunde-se a ele próprio quando diz "Já viste que nimguém te liga??" "Há anos que leio posts teus na net, e o que mudou desde então?? Mas afinal o tal senhor lê ou não lê?
Esse senhor deveria saber que o INEM com todos os médicos e com todos os enfermeiros, a ganharem tanto como ganham os bombeiros, nunca poderá fazer nada por aqueles que mais precisam. Dêem as condições minimas aos Bombeiros que eles cumprirão as suas missões.Mas se os continuarem a sufocar financeiramente, amanhã será muito pior do que hoje. Porém, é bom que os senhores Enfermeiros e os senhores Médicos vejam bem os contratos que fazem com o INEM. Será que os contratos são iguais para todos? Ou há uns mais iguais do que outros? Atenção:- O inimigo não está nos Bombeiros.

Hugo Miguel disse...

Pois é Nleson. Acho que estás de parabens por este comentário. Pois acedeu a discussão acerca deste grave problema.
Quero aqui juntar mais alguns comentários.
Antes que mais, a grande parte dos comentários que li parecem ser de TAS que julgaram já saber tudo e por ai ficaram. Esta parece ser a unica razão que me faz perceber a sua atituade quanto á interenção de outros profissionais na EM. Eu sou da opnião, sem duvida que se conseguirmos dar cobertura em todas as situações com ambulâncias medicalizadas e com a adequada tripulação, devemo-lo fazer. De certeza que vamos conseguir melhorar a EM. Eu sou TAS á vários anos e formado pelo "Nelson". Apesár de considerar essa formação muitoimportante achei que queria mais e por isso tirei a licenciatura em enfermagem, e constantemente estou em formação (muita paga do meu bolso). Por isso não consigo aceitar e perceber certos comentários e colegas TAS.

Por outro lado, considero que a culpa dos bombeiros estarem ao nivel que estão tambem é nossa. Vou ser breve contando uma historia num corpo de bombeiros que conheço. A determinada altura ocorreram problemas entre os elementos do comando(constituido por 1º, 2º e adjunto. Derivado isto o segundo comandNTE PEDIU DEMISSÃO. aFLITO O sr. 1ºcmt PROMOVEU A 2º cmt O adjunto, que embora fosse á uns anos atrás um excelente bº de primeira classe nunca conseguiu desempenhar as funções de adjunto. Até agor atambem não se conseguiu adaptar ás funções de 2º CMT. E depois, promoveu a adjunto um bombeiro que a nivel de formação deixa muito a desejar só porque seria, dentro das opções, o que daria mais estbilidade ao comando.

Pergunto eu. É asim que queremos tornar os bombeiros crediveis.

Paulo Ferreira disse...

Sr Nelson, quero agradecer pelo excelente texto, concordo na íntegra com o que escreveu e partilho igualmente a mesma linha de pensamento.
Penso que os mercenários querem entrar no pré Hospitalar e levar consigo as suas ideologias e maneiras pouco ortodoxas civilizacionais. Ainda a alguns pares de anos olhavam para os doentes transportados pelos TAS e para os seus equipamentos como leigos, quantos doentes faleceram e padeceram por suas competências e ignorâncias. Foram os TAS que tiveram a amabilidade dos ensinarem o que sabem hoje a nível do Pré-Hospitalar, uma tarefa árdua e difícil, porque dificilmente esses senhores se vergam que a sabedoria não esta por de traz de um canudo.

Paulo Ferreira disse...

Sr Nelson, quero agradecer pelo excelente texto, concordo na íntegra com o que escreveu e partilho igualmente a mesma linha de pensamento.
Penso que os mercenários querem entrar no pré Hospitalar e levar consigo as suas ideologias e maneiras pouco ortodoxas civilizacionais. Ainda a alguns pares de anos olhavam para os doentes transportados pelos TAS e para os seus equipamentos como leigos, quantos doentes faleceram e padeceram por suas competências e ignorâncias. Foram os TAS que tiveram a amabilidade dos ensinarem o que sabem hoje a nível do Pré-Hospitalar, uma tarefa árdua e difícil, porque dificilmente esses senhores se vergam que a sabedoria não esta por de traz de um canudo.

Unknown disse...

Bom Dia!
É mesmo típico do Sr. Nelson... um espalha brasas... só asneiras e mais asneiras... Deixou de ser o TAS que tudo fazia, não foi Sr. Nelson... Podia era explicar á malta o porquê da sua incompatibilidade com o INEM... Ou não quer passar vergonhas...

Unknown disse...

Bom dia caro Nelson
É com tristesa e algum desagrado,
que constato que as pessoas liga- das umbilicalmente ao INEM, que participaram nestes comentários nada mais fizeram do que críticar para justificar a manutenção dum tacho à sombra dum monstro.
Meus senhores com a linha política dos nossos governantes para o contínuo fecho de maternidades com o aumento da possibilidade dos ,partos acontecerem durante o transporte eis que surgem os sábios a retirar o 3º elemento. Ninguem põe em causa a competência e boa vontade dos profisionais em ambas as partes, mas defender o indefensável e atacar cobardemente quem tudo tem feito para formar e preparar aqueles que em primeiro lugar estão com quem precisa, e os primeiros minutos são cruciaís é triste e com isto só posso agradecer ao Nelson tudo o que tem feito, e salientar que alguns milhares de portugueses estão hoje entre nós graças ao teu trabalho na formação e ao desempenho dos parentes pobres do sistema os bombeiros portugueses.

Bem hajam todos.

AntonioAngelo disse...

Boas
O debate esta acesso como era intenção do autor (Nelson), e ainda bem que conseguiu, só é pena os senhores que estão à sombra do tacho (INEM), quando comentam só falem mal sem dizer nada, se calhar é isso mesmo não sabem dizer mesmo nada pois não são pagos para pensar, discutir, dialogar e chegar a uma conclusão, concreta, para a prestação de um socorro de qualidade independentemente se ele prestado pelo A, B, ou C.
Estes senhores que se dizem BONS, eu digo mais eles são MUITO BONS mas só no MARKETING.
De resto são como as “ovelhas” que seguem sempre o seu pastor sem fazer comentários, sem expressar a sua opinião, sem dar um contributo para que se melhor o que tiver que ser melhorado e se comece a fazer um socorro de qualidade, pois tem medo de perder o tacho.
Todos nós conseguimos ver que a lei que entrou em vigor no dia 10 de Abril não foi mais de que tentar fazer calar certas pessoas que podiam e continuam a poder ser incomodativas, se repararem bem os senhores que só criticam e atacam o Autor são aqueles que não vinham cumprindo a lei, tendo financiamento para a cumprir, pois pelo que consta cada ambulância por dia tem uma despesa de 300€ e as dos bombeiros algumas vezes e noutros casos sempre saíram com 3 tripulantes tinham que se contentar com um subsidio de 34€ como é que estes conseguiam cumprir a lei a 100%.
O mais fácil foi mudar a lei do que atribuir um subsídio maior aos Bombeiros, pois se o subsídio fosse igual eu acredito e tenho quase a certeza que a lei era cumprida na intriga, mas sem “ovos não se fazem omoletas”.
Deixo aqui umas questões:
Qual é a estrutura que está montada a nível nacional existindo em todos os municípios a excepção de Castro Marim no Algarve?
Qual e a estrutura que tem mais ambulâncias de socorro, formando uma real rede de ambulância?
Qual a estrutura que tem os melhores tripulantes e com muita vontade de melhorar, ainda muito, mais e está sempre receptível a ouvir os outros parceiros e á discussão de novas propostas para o bem do socorro em Portugal?
De quem é que as pessoas mais confiam e sempre esperaram e esperam que os acuda quando algo de inesperado lhes ocorre?
SERÁ DOS BOMBEIROS DE PORTUGAL?
Mais não digo por agora, e bem ajam pessoas como o Nelson que não tem medo de mostrar e dar a cara por uma causa a EMERGENCIA PRÉ-HOSPITALAR.

Unknown disse...

Boas!
Parentes pobres os bombeiros... claro... so exite dinheiro para comprar veículos para o comando... para eles se deslocarem com as "respectivas" ao fim de semana... depois não têm dinheiro...
Trabalho da ENB em formação... só se for a formação que vendem... tipo dae e outras... porque para bombeiros é muito pouca...

Unknown disse...

boas tardes outra vez
Parece que a verdade incomoda muita gente, e ao faalarmos de tachos,há sempre quem por medo dos perder reaja com mal dicencia como é o caso de quem se auto-intitula Coisa, pois talvez essa coisa fosse melhor a estar calado, pois se um dia por qualquer infortunio da vida tiver necessidade é mais provavel que receba ajuda prestada por bombeiros, do que por algum "tacho" INEM, e talvez aí aprenda a respeitar quem ajuda voluntáriamente qualquer pessoa,de dia ou noite, e em sítios onde o INEM, nem sequer conhece.
Tenha vergonha.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Paulo Ferreira disse...

Gostam mais de criticar o autor do que comentar o respectivo texto, porque o respectivo texto é a verdade na forma mais pura e sincera no que esta a transformar o socorro em Portugal.
Em relação ao autor, meus senhores dificilmente existe alguém em Portugal que defendesse o Pré-Hospitalar em Portugal do que o Sr Nelson, esse pelo menos não se vende, e dificilmente o conseguem o calar, mesmo que ultimamente o a estrutura tenha tentado o calar com métodos poucos ortodoxos e civilizacionais, vamos ver o que iram tentar contar ele novamente, e se alguém for inocente em tudo, que tira a primeira pedra.
Sr Nelson, talvez ainda não se apercebeu que Portugal é considerado um país do 3 mundo, onde temos a saúde mais cara da Europa e a pior da Europa, e não existe liberdade de expressão, o pessoal por aqui gosta de viver num mundo de ilusão, e quem tenha pensamentos como o seus pode ter problemas complicados, cuidado..

Aos cordeiros, que por aqui abundam, devem ir para o debaixo do capote do seu pastor, porque por um punhado de euros preferem andar a fazer técnicas erradamente sem material e pessoas suficientes. Agora o que estava errado passou por artes magicas a estar correcto, e tudo é possível fazer, porque o pastor assim o diz, e porque é ele que paga é ele que manda, mesmo sabendo que manda erradamente a que fazer sem protestar, e aquele cordeiro que não estiver de acordo é preferível sair do sistema, porque tem os dias contados certamente.

agulhefas disse...

O problema da licenciatura... A especialização já esta...

agulhefas disse...

Falta o resto...
A reforma agora só é aos 65 Anos, ainda vais a tempo...

JChaves disse...

Os bombeiros, apesar dos criticos, passam sem o inem, melhor ou pior sao eles que lá vao.
Agora o inem a trabalhar sem os bombeiros, gostava de ver, e a mais no desencarceramento. O inem se tem assim tanto dinheiro, eles que criem equipas de desencarceramento, que são de 6 elementos (bem eles reduzem-nas para 2 ou 3, são herois), e paguem a esse pessoal todo, e depois vamos ver onde vai parar o socorro em portugal, que cada vez mais está a ir para o fundo. Quem é o ou os culpados???????

JChaves disse...

O sr. coisa deve valer menos q um hamburguer de certeza, porque se ele diz que a formação da ENB é má então os TAS do inem em 4 semanas são o que????? Doutores TAS?
às vezes deviam pensar neles antes de criticar os outros.

Unknown disse...

É tão engraçado ver certas pessoas denegrirem o trabalho dos bombeiros quase dá vontade de perguntar por onde andaram os inem's e outros nos ultimos 500 anos desde a formação dos primeiros bombeiros, e o que fizeram nas maiores catastrofes que assolaram Portugal,nada, pois nem existiam, e agora aparecem a embandeirar o arco dos herois do socorro em Portugal, mas a história é feita de factos e ao longo do tempo mais do que uma vez vimos os politicos a criar organismos e depois a extinguilos pelo manifesta inoperancia,em quanto os bombeiros ficam, ficam porque são o povo, o povo que dá sem olhar a quem, porque são eles que estão presentes quando a ajuda é precisa, e nem que nasção inem's todos os dias, o povo esquecerá que quando as coisas estão mal paradas há sempre os bombeiros para ajudar.
Atacar constântemente os bombeiros é atacar os portugueses homens emulheres que ao longo dos séculos aprenderam a confiar em quem merece, ainda que doa a muita gente, os bombeiros portugueses são e sempre serão a pedra chave em todo o processo de socorro.

Unknown disse...

Boas!
Pelos visto fica tudo muito chocado... desencarceramento no inem não existe mas a ENB já deu formação á gnr e alguns nucleos da cvp... por isso... a culpa é vossa!
TAS no inem 4 semanas... devem estar engandos... mas 4, 5, 6 ou 7 semanas não importa... amigos são 210h isso é que importa... mas porque é que esse senhor saíu do inem... o que é que lhe colocou tanta raiva... por deixar de ser o super TAS... só pode...

JChaves disse...

Estou a ver que o Sr. Coisa, nao se importa com a qualidade, mas sim com a quantidade, 210 horas, o que é isso, seja em 4 ou 5 semanas como diz,(para mim é anti-pedagogico).
Já agora aproveito para lhe dizer que eu nao entro em politicas, apenas critico a realidade, senão como explica a mundança de 3 para 2, os tripulantes das ABSC'S.
Agora também concordo quando diz que a culpa é dos bombeiros, pois estes vao ao inem 210h e saem super TAS. Eu conheço bem os dois tipos de formação e sao diferentes, a da ENB é superior e de melhor qualidade, claro que há bons e os maus TAS mas...

Unknown disse...

Boas!
Sabe, tambem não entro em politicas, apenas questiono o facto de algumas pessoas estarem sempre a embirrar e embicar contra o INEM! Mais um vez digo... o que o que o(s) levou a deixar o INEM... Quanto ao facto da redução de 3 para 2 elementos, aí concordo com o "JChaves", mas mais vale 2 e um deles ser TAS, do que sair uma ABSC com um motorista e um TAT que por acaso até era aquele que estava alí disponivel no quartel...

JChaves disse...

Mas eu quando me refiro á mundança, falo mesmo das ambulancias propriedade e geridas directametne pelo INEM em Lisboa, Porto, Coimbra, etc., eles já andavam com dois, por isso esta mudança de lei, é um bocado estranha.
Em relação ao Autor do texto, a palavras por ele referidas são a realidade do pais, nao entendo o seu espanto.
Quando á saida com o elemento que estava ali no quartel, isso também é uma realidade, mas felizmente em muitos quarteis está a cair em desuso, e maior parte do pessoal bombeiro que eu conheço tem no minimo o TAT.

Unknown disse...

Boas!
Continuo a não entender o porque da birra contra o INEM... Quanto ás ambulâncias geridas directamente pelo INEM em Lisboa, Coimbra, Porto e Faro, acho que finalmente alguem conseguiu dar um passo em frente na EPH profissionalizando as ambulâncias... Curso de TAS, curso de DAE (que não é integrado no curso TAS como fazem na ENB), Curso de Condução de veículos prioritários(nunca vi serem ministrados nos bombeiros - apenas curso de condução de viaturas tt) e formação mensal obrigatória... penso que nisso têm que reconhecer que o INEM vos superou...
E o hamburger onde está???

Ricardo Sampaio disse...

Depois de alguma contençáo... como quando não se sabe o que se dizer chama-se nomes a alguem e a quem?aos Bombeiros,actitude que tem tanto de vergonhosa como mostra como vai o pais,pois é em actitudes tipo que se nota a falta de formação quer civica quer moral de algumas "coisas" eu quando nao sei muito bem o que chmar a algo chamo-lhe "coisa".
Pois muito bem,o facto de ser socorrido por reles bombeiros não se refere quando eles estao ao serviço do inem ou será? porque ai sao TAE´s não é?ja agora em que porcaria,perdão,portaria vem isso de TAE definido? mais uma medida de distinção do inem em relação aos bombeiros.
Em relaçao as viaturas de comando que saem ao fim de semana parece-me adquada a critica quando temos vmers em serviço a encontros motards com os elementos da tripulação em t-shirt oculos de sol e calças de ganga e tal não é verdade sr. delegado inem norte? ou estacionadas á beira mar? será um encontro romantico ou será uma vmer do ISN? ou a nova sea master do inem? ou ate mesmo o caso de uma VIC em frente a estação do rossio porque a nossa senhora de fatima veio a lisboa,viatura de intervençao em catastrofe, muito bem a nossa senhora de fatima veio a lisboa em procissao como tal é uma intervenção em catastrofe, muito bem, mas isso nao vale a pena comentar porque a maquina de markting inem foi criada para isso mesmo, para dar pasta aos olhos.
quanto a formaçao ministrada no inem,pelo menos no inem coimbra,ministrada num piso de um edificio nao me pareçe que se possa comparar com 48 hectares de escola nacional de bombeiros,nao sei isto sou eu a pensar alto, o importante nao é o espaço mas sim as 210 horas,e o que se faz nessas 210 horas? tipo jogar as cartas na sala de aula ou andar a passear no dolce vita coimbra e no final de curso ter uma nota 17 é isto a formação inem? formar numeros?
Já agora pode-se ligar para o inem a pedir uma ambulancia,mas pelo numero do ministerio da saude? pois é, meios inem nos corpos de bombeiros,tripulantes de ambulancia bombeiros, numero de socorro via MAE, pareçe-me que o inem é tipo "floribela" não tenho nada mas tenho quase tudo!

JChaves disse...

Não falando de intituições, alguém me pode explicar o porque da mundança de 3 para 2 tripulantes nas ABSC's?
O Inem pode ter superado a ENB na questão do DAE incluido no TAS, mas então eu questiono, o porque de a ENB nao poder dar DAE no TAS? Na questão da formação mensal do inem, acredito que exista, mas o Sr. coisa esqueçe-se que existe formação continua nos bombeiros, e estes bombeiros são voluntários, ao contrario de todo o pessoal do Inem.
Eu nao tenho nada contra ninguém, mas existem coisas faceis de ver e que as pessoas apenas falam, com o intuito da destruição da mesma, os bombeiros ja deixaram de ser os coitadinhos, 95% ou mais do pessoal dos bombeiros tem formação, uns melhores outros piores, mas salvam. Aquilo que á 30 anos era ensinado no socorrismo para salvar, agora éstá desactualizado, mas, se à 30 anos eles tinham aquele método, se o utilizarem agora é incorrecto?
Por ultimo pergunto se o Inem já disponiblizou formação aos bombeiros a nivel da condução de veiculos prioritários? Já que formam Tripulantes, também podem dar outros cursos.
Eu falo desta forma, poque resido num meio onde tem que ser os bombeiros a socorrer, e a vmer demora cerca de 30 a 40 minutos a chegar, quando disponivel.

Paulo Ferreira disse...

COISA, o que raio tu és, porque de coisa nem deves ser deves ser uma aberração da natureza no minimo, fica sabendo que 2 elementos numa tripulação principalmente em trauma nada fazem, somente burrice com consentimento de causa, é a mesma coisa de por um TAS e um Enfermeiro, a merda é a mesma coisa tecnicamente, é difícil entender isso ai no INEM, basta olhar para a porra do manual para ver isso. Olha pela tua escrita nem deves saber porque é que o Nelson saiu do INEM, nem os outros que saíram com eles, ficaras surpreso quando souberes, mas para isso tens que tirar a palas das cabeça e olhar a 360 graus e gastares alguns neurónios.

Em relação ao DAE, somente por isso se vê que tipo de instituto que o INEM é, uma maneira de racismo do século XXI, onde por simplesmente por crer se altera a grelha de um curso legalmente reconhecido, e por artes magicas se exclui mais 99% dos TAS na formação de DAE, é giro, viva o 25 de Abril

Ivo Nunes disse...

meus caros passei aqui so para dizer que tenho muito orgulho de ser t a s da enb!!!

e para dizer uma pequena coisa meus caros internevinientes no pre hospitalar seijam enf,medicos,tae.tat,ou tas vamos tdos dar as maos por um melhor socorro para portugal,porque os portugueses merecem!!!

Nelson es um grande formador e um grande devensor do pre hospitalar,continua tou ctg!!! abraço açoriano da turma tas74/75 enb

NTB disse...

Caros amigos

Agradeco a vossa participacao neste blog, mas algumas duvidas ficam:

Porque centraliozar a discussao nos TAS, quando o texto aborda o pre-hospitalar de uma forma global?

Comprendo que algumas pessoas se sintam incomodadas com as minhas palavras, entao em vez de baixarem o nivel de discussao tentem contribuir para a melhoria do sistema.

Aos amigos do peito que tentam atingir o meu nome, so tenho a dizer que nada tenho contra as pessoas do INEM, nada tenho contra aqueles que prestam servico nas viaturas do INEM, mas como cidadao tenho de me manifestar contra aquilo que sao politicas, na minha opiniao, criadas a medida de ddeterminados interesses.
Sei que nos bombeiros muita coisa a a melhorar, sei que muitos tripulantes precisam de melhorar, mas se nao tentar abanar este sistema, entam em nada se consegue melhorar.
Pelo menos a conta da minha irreverancia estamos todos a falar do sistema.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
JChaves disse...

Sr.(ª) Coisa, continuo sem saber a sua opiniao sobre a mundança de 3 para 2 no n.º de tripulantes de uma ABSC. Se anda no terreno sabe bem que 2 tripulantes sao insufecientes, para mais de 80% das situações.

tiraolhos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
tiraolhos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
averdadedamentira disse...

Boa tarde

Após reflexão sobre o que li nestes post's, não posso deixar de tecer alguns comentários.

É notório a falta de caracter que algumas pessoas aqui demonstram, ao agredirem verbalmente, pessoas e instituições. Como já referido pelo autor deste blog a intenção é comentar a actual situação da emergência pré hospitalar, mas segundo entendo de uma forma construtiva.

É claro que algumas das instituições aqui referidas têm responsabilidades quer na formação quer na prestação do socorro, mas o que aqui está em causa não será se A, B ou C são melhores ou piores, a intenção será discutir ideias para chegarmos a alguma conclusão.

Também aqui é notória a falta de caracter de algumas pessoas, que por algum motivo se picaram com alguns comentários e vai dai tá de tentar denegrir, sejam pessoas ou instituições. É com pessoas destas que isto nunca vai andar para a frente, porque é notório através dos comentários asquerosos que fazem que nada fazem a não ser deseperadamente tentarem se arragarrem a um tacho à conta de outros.

Dizer que numa instituição os cursos TAS têm uma duração de 4 semanas invés de 6 semanas, isto é sobejamente conhecido, não vale a pena tapar o sol com a peneira, também é verdade que a lei diz que o MINIMO para este curso é de 210 horas, o que não invalida que outra instituição dê por exemplo 235 horas.
Quando o Sr. Presidente do INEM numa entrevista à TSF diz que um formador ganha mais que um professor catedrático, provavelmente será nos cursos ministrados pela instituição a que ele preside, porque para realizar um curso destes descentralizado ou não, provavelmente tem muitos formadores, o que $$$xmuitos dá muito dinheiro a ganhar a muita gente, e falo com conhecimento de causa.
Aqui não vou descer ao nível de alguns comentadores deste blog, que o cursos TAS é melhor ministrado nesta ou aquela instituição, porque sei como são ministrados em ambos os lados, e existem diferenças de facto, é indiscutível.
A emergência pré-hospitalar propriamente dita, e aqui é preciso não esquecer que quando a 1ª vmer entrou em funcionamento, a mesma começou com motoristas do inem, lá pelos anos de 1987, mas em 1989 o INEM convocou os tripulantes dos corpos de bombeiros que o codu de lisboa iria servir para integraem um projecto. Foi ministrada formação por médicos e técnicos a tripulantes e em 1989 os tripulantes/bombeiros iniciaram funções na vmer de lisboa e em ambulâncias medicalizadas em lisboa, e assim começou, todos beneficiaram, os bombeiros e os médicos cada uma entreajudando-se cada um com a sua experiência, os bombeiros porque tinham noção do trabalho de rua, so socorro propriamente dito e os médicos com aquilo que lhes estava inerente.
E assim foi-se desenvolvendo o sistema, porque a filosofia seria estender ao restante país, porque seriam os bombeiros e cruz vermelha o garante do socorro a nivel nacional.
A ideia seria expandir o processo inicial a nivel nacional, mas como podem ver, mudam-se as pessoas mudam-se as vontades e os lobbies poderossissimos da saude assim não o ditou e agora invés de aproveitarmos os recursos existentes não, vamos criar novos.
Infelismente depois aparecem aqui os curiosos que de um momento para ou outro ficaram a saber tudo sobre emergência, e depois vê-se o reverso da medalha, quando estão de serviço no seu corpo de bombeiros são meros tripulantes, quando estão de serviço no iNEM, aí já são muita bons.
Deixem-se de palavriado feio, ninguem sabe tudo, há muito a fazer nesta área, mesmo aqueles que se sentem frustados e que deixam aqui comentários a denegrir seja lá o que for. Os governantes têm é de pensar que os recursos já existem, reaproveitá-los, reorganiza-los, formá-los, pagar decentemente e fiscalizar e punir que tiver que ser punido.

Por agora mais não digo, até porque já me estendi, mas aí para as frustações aqui presentes, ponham a mão na vossa cabeçinha e utilizem-na para melhorar esta área e critiquem, sim mas de uma forma construtiva.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ricardo Sampaio disse...

Mais uma vez as pessoas demostram aquilo que sao, nao so nas atitudes mas naquilo que exprimem,penso que o adquado será banir certo tipo de "coisas" deste blog que penso que nao tem por objectivo transformar-se naquilo que algumas pessoas estão habituadas a comer e por isso falam á boca cheia nesses termos acerca de instituiçoes pelas quais nao têm o minimo respeito, porque nao sabem o que é isso tão pouco,como tal quando as pessoas nao se sabem comportar num forum de discusao e pelo que mostram nem em lado algum,devem ser remetidas á sua insignificancia.
"as coisas so têm importancia quando as pessoas lha dão... "

Francisco disse...

Bem, ao ler atentamente os comentarios, até me sinto constrangido. Não fazia a mínima ideia de que as coisas no retângulo estivessem tão mal!
É verdade que existem bons e maus profissionais, tambem é verdade que existem muitos a "sombra da bananeira"(expressão madeirense), mas esse conflito é por demais. Penso que sobre esta temática poder-se-ia falar com os Sindicatos, com as Associações ou até mesmo com os Governantes eleitos, sim porque é para isso que lhes pagamos!
Todos estão de acordo que é necessária a União, mas o VMER diz que os Bombeiros são uns incultos, os Enfermeiros acham que tem a razão, e por seu lado os Bombeiros queixam-se dos Comandos, dos Médicos dos Enfermeiros do Governo e andamos nisto e nada se resolve.
Não estarão a entrar na linha que os verdadeiros culpados querem? A confusão! já lá diz o ditado que em casa sem pão, todos ralham mas ninguém tem razão! Para depois surgir do meio do nevoeiro um D. Sebastião, que joga uma migalha e todos se calam por uns tempos. Será que estou a ser exajerado?
A "NOSSA REALIDADE" na Madeira pelo que vejo e sinto, ainda bem que não é a vossa, porque de outra forma não seria sustentável.
Trabalhamos em sintonia, os Médicos são espetaculares, os Bombeiros não lhes ficam a trás em nada, só tenho pena de não poder falar dos Enfermeiros porque me ficaria mal, mas pelo respeito que sintimos, pela camaradagem com que nos relacionamos, penso que estamos no bom caminho. Mas atenção, cá na Ilha nem tudo são rosas! mas com o diálogo mais tarde ou mais cedo lá chegaremos a um entendimento.
Na nossa Cruz Vermelha os Socorristas aprendem e trabalham diariamente com os Enfermeiros e olhem que em 6 anos de trabalho conjunto apenas tivemos de resolver 3 conflitos de pouca monta!
O relacionamento com a EMIR é muito produtivo, tanto no campo da Formação como no próprio Socorro. Já algumas vezes fomos ilugiados pelos políticos cá da praça!
Agora, nos Bombeiros, muito tem de mudar é bem verdade! Sou amigo de todos, mas como amigo sinto que tenho o direito de chamar a atenção para algumas lacunas, e faço atempadamente e com alternativas sustentadas, aquem de direito. tenho pena de ver o sistema REGREDIR como esta determinado pela Portaria nº 402/2007 de 10 de Maio. acho que dentro das restrições orçamentais poderiam ter cortado por outros lados e não a direito. A formação é fundamental tenha ela quantas horas tiver, o serviço é sagrado e não poderá ser feito de outra forma que não seja BEM FEITO! Agora meus senhores teremos de fazer cortes nas despesas mas não será concerteza com as medidas que tomaram, uma vez que faz perigar o próprio Socorro, e como já atrás vimos é de todos e não só de alguns!
Não me quero alongar mais pois corro o risco de ser massador. Um abraço a todos e desculpem este desabafo!
Francisco.

Unknown disse...

Concordo em pleno com o Ricardo Sampaio, estas "coisas" que não passam disso mesmo e que escondem a própria identidade atrás deste tipo de nomes não é digno sequer para participar neste tipo de discussão. Essa "coisa" não sabe sequer o que é o espirito de bombeiros, dar sem olhar a quem, seja de dia ou noite, faça sol ou chuva. Não posso de maneira nenhuma deixar de repudiar este tipo de comportamentos. O que essas "coisas" vêm é o próprio umbigo, cifrões e protagonismo.
Essa "coisa" deve ter alguma frustação pessoal, e algo contra os bombeiros, TAS e ENB.
Profissionais bons e maus existem em todas as instituições, o que não posso deixar passar em branco é o facto desta "coisa" agredir verbalmente pessoas e instituções.
Acho muito bem que sempre que venha com conversas desse tipo que o autor o elimine, pessoas deste tipo está o inferno cheio.

NTB disse...

Caros amigos

Realmente quando criei este blog já sabia que ia incomodar algumas pessoas. No entanto peço desculpa a aqueles que realmente possuem inteligência para saber participar neste tipo de discussão, por alguns penetras que com a sua atitude e português vernáculo somente mostram que afinal os ignorantes e inúteis afinal não estão nos bombeiros e na cruz vermelha.
Assim, e como tenho esse poder que irei limpar deste blog todos os comentários que em nada contribuem para a discussão.
Para os Srs. que não tiveram educação, recomendo que vão para a escolinha primária porque neste local o nível é muito superior a aquele que possuem.

Cumprimentos

Unknown disse...

Vejam e comentem esta noticia que a imprensa publicou hoje. Como a opinião muda tão de repente, porque será:

Presidente do INEM defende o fim da instituição
2007/05/03 | 15:31

Defendido atendimento pré-hospitalar assegurado pelo hospital local

O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Luís Cunha Ribeiro, defendeu hoje o fim desta instituição e a sua substituição pelo atendimento pré-hospitalar assegurado pelo hospital local, noticia a Lusa.
Luís Cunha Ribeiro falava durante o encontro sobre «cooperação na rede de urgências hospitalares» organizado pelo Hospital do Futuro.
Para o presidente do INEM «o hospital não deve estar fechado entre quatro paredes, mas sim organizar a sua actividade pré-hospitalar, buscar o doente grave e estabilizá-lo», defendeu.
Neste sentido, Luís Cunha Ribeiro defendeu que «o INEM devia acabar», adiantando que já transmitiu esta opinião ao Ministro da Saúde.
Para o clínico, se o hospital assegurar a sua actividade pré-hospitalar «actualmente a cargo do INEM» poderão poupar-se vários recursos.
A este propósito lembrou que um doente que é estabilizado no local e posteriormente encaminhado para o hospital passa, em média, menos 2,5 dias internado.
Na sua intervenção, Luís Cunha Ribeiro garantiu que o INEM tem actualmente meios para responder às necessidades, graças aos 20 milhões de euros que recebe este ano para reforço de meios.
Até ao final do ano, o INEM terá um reforço de 600 pessoas na emergência pré-hospitalar, área em que é mais difícil recrutar meios, reconheceu.
«Comprar carros é fácil, ter pessoas com formação adequada é mais difícil», disse.
Para Luís Cunha Ribeiro, o INEM estará a desempenhar o seu papel se garantir, em meio urbano, que 90 por cento dos doentes obtenha uma resposta no local em 15 ou menos minutos e, no meio rural, em 30 minutos, o que, em média, já acontece em Portugal

NTB disse...

Bom,
Somento posso concordar com as palavras do Sr. Presidente do INEM. Pela primeira vez em muito tempo diz algo que realmente poder ser a melhor solução para o pre-hospitalar. Agora é preciso ver se realmente faz o que pensa. É que das palavras aos actos existe muita diferença.

Ricardo Sampaio disse...

Boas...
Ao que pareçe finalmente o sr. Presidente do Instituto disse algo acertado,coeerente e exequivel e o que será mais interessante é ver o desenvolvimento desta noticia, com afirmaçoes do tipo" bem,nao era bem isto que eu queria dizer... os jornalistas deturparam a verdade..." Enfim a ver vamos...
Um Abraço

rui jorge disse...

Boas, pelo que tenho lido aqui neste blog, tudo serve para fazer criticas,(guerras) sem nexo, quando uns dos maiores culpados do que está acontecer são os Bombeiros que ao longo dos tempos não se sabem defender.
vamos á ENB levamos nas orelhas dão cabo da nossa cabeça durante 6 semanas....mas quem dá cabo das cabeças dos comdt.. e presidentes de direções?
é mais facil dizer-nos que temos ir para o pré hospitalar...comemos e calamos.
Toda gente é valida, cada qual com a sua função...é claro que um TAS está mais abilitado pra a andar numa abtm ou abtd pelo menos tem um pouquinho de mais formação...se um untente diario se sentir mal...desculpem a ironia.
Concordo que o inem foi quem melhor markting arranjou...defendem-se muito bem .
Mas quem esclarece o director do inem qunado pergunta onde andam os TAS...os da escola ou os do INEM ?
Como tenho 20 anos de Bombeiro voluntario já vi algumas coisas ...e acredito que quando o pré hospitalar for bem pago não vai ser para nós, porque enquanto não deixarmos de guerrinhas de quintas e termos orgulho proprio não vamos a lado nenhum
Para terminar ..tenho a sorte de no meu corpo de bombeiros as equipas de serviço ao pré hospitalar é composto por 2 TAS cada equipa é formada por um tas do inem e outro da enb..ah não se notam diferenças pk aprendemos todos dias porque não á situações iguais..acho que isto se ensina nos dois lados ...bem hajam
Rj

Unknown disse...

Boas a todos.
Desde já keria enviar um grande abraço ao Nelson.
Sou bombeiro e TAS.
Concordo com alguns aspectos desta publicação tais como a rivalidade entre instituições. A ponto das tripulações das ambulancias executarem extração de vitimas acidentadas sem recurso aos meios de desencarceramento dos Bombeiros. Isto é muito mau, brincar com a saúde de vitimas possivelmente politraumatizadas,so por embirrarem uns com os outros.
É certo que com a vinda do Euro 2004 trouxe uma evoluçao na emergencia pré-hospitalar. Foi só pena que os recursos humanos dessas tripulações tivesse sido mal feito. Visto que nao era preciso recorrer a pessoal externo a esta funçao so pelo medo de esses recuros poderem trazer vicios dos quais os TAS dos Bombeiros foram acusados de possuirem vicios. Mas tambem é verdade que estes possuem uma experiencia e uma formaçao complementar extensa.
Deviam de professionalizar os Bombeiros em deviam ser divididos em dois departamentos distintos. Um de fogo e outro saude. Os quais deviam ter recuros humanos adequados de forma a nao acontecer que hoje em dia acontece nas corporaçoes, TAS a fazer servico de cadeira ou mesmo de OPC. Isto é ridiculo. Andamos a pagar imposto para serem mal aproveitados. Cada um no seu lugar.

guerreiror disse...

Caro Nelson

Julgo que tem um deficit evolutivo que de uma forma latente vem subjugando a formação da sua opinião.
Todos temos lugar na EPH. Há que saber quais as competências que estão atribuídas e a quem. Um bom TA é muito útil enquanto TA e não a substituir o enfermeiro ou o médico. Unam-se os TA, lutem por uma carreira própria, com formação adequada e deixem de revelar a uma constante dor de cotovelo.

Rui Ferreira
TA, Enfermeiro e Formador

Francisco disse...

Caro colega Rui
Penso que não devemos estimular ou motivar ninguém da forma como o fez. Não sou o Nelson mem seu advogado,mas a mim picou-me e achei deselegante da sua parte.
Como TA compreenderá concerteza os fenómenos que aqui são colocados.
Como Enfermeiro saberá concerteza também, que cabe-lhe a si e a todos nós ensinar quem de nós necessita auxiliando.
Como Formador, penso que deveria estimular o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os seus formandos, de forma positiva e activa.
Quanto ao restante, SR. Enfermeiro o nosso Códico Deontológico não me permite tecer mais comentários a sua intervenção.Desculpe ser desta forma e via, mas penso "quem mata pela espada morre pela espada"
Não é uma questão de "dente por dente ou olho por olho" é apenas por questão de justiça e dignidade.
Só Respeitando seremos Respeitados.
Vamos trabalhar TODOS pela causa que abraçamos, não pelo prestígio, não pelo dinheiro,mas sim porque gostamos do que no dia a dia fazemos.
J.Francisco (Socorrista=32 anos, Enfermeiro=20 anos e Formador= 10anos).

teixeira.big disse...

Desde já queria congratular o Nelson por mais um espaço de debate de ideias que claramente demonstra e vem provar precisamente o oposto do que aqui foi dito. Não ter nenhum défice evolutivo.
Depois, Sr. Guerreiro e restantes Enfermeiros, gostava que me respondessem a isto:
Quem é que está a substituir quem?
Quem, durante mais de 3 décadas, falando apenas em tempos recentes, socorreu a população? Não foram os TA? Quem lutou e se debateu para as mudanças verificadas ao longo destes anos no Pré-Hospitalar?
Quem Foram e a meu ver continuarão a ser estes “curiosos e ignorantes seres” que habitam a terra? Não que isso seja verdade ou eu pense que o sejamos, mas claramente é o que a vossa classe pensa de nós! Quem ofende quem?
Partilho da sua opinião, existe lugar para todos, agora eu, como cidadão não quero ver o meu dinheiro a ser gasto para satisfazer lobbies ou megalomanias porque é disso que se trata. É publico que a classe dos Enfermeiros não tem emprego, muito por culpa do Estado que incessantemente enreda por uma lógica meramente economicista!
Mas a solução deverá passar por denegrir outras profissões e associarem-se a megalomanias? Sendo tão evoluídos e desenvolvidos intelectualmente como eu sei que o são, não deveriam ter já percebido que estão apenas a ser utilizados?
Senão vejamos:
Quanto se vai pagar aos Enfermeiros para tripular as ambulâncias? Certamente muito mais do que se pagaria a TA para fazer o mesmo que vão fazer.
Quanto custa formar estes mesmos Enfermeiros? (ainda por cima com o modelo de formação do INEM) fica bem mais caro de que reestruturar a formação do TA.
Qual o tempo de vida útil profissional que se vai obter desses mesmos Enfermeiros?
Muitos destes Enfermeiros não vão sequer exercer a actividade, depois os que exercerem será na sua grande maioria para ganharem curriculum para irem para outras áreas.
Qual o grau de eficácia destas mesmas ambulâncias? Pouca ou nenhuma mesmo, pois certamente não serão 5 ou 6 ou mesmo que sejam 30 ambulâncias que eram fazer a diferença da prestação do socorro em Portugal. Com que bases foram seleccionadas as áreas? Tendo em conta apenas áreas povoadas, aumentando assim a diferença no acesso a cuidados de saúde básicos que é um Direito Constitucional da nossa Republica. Foi tido em conta, as distâncias? Não! Apenas as áreas onde se verificaram situações que vieram a público! E apenas motivadas para não serem chamados a responder perante a Assembleia da Republica. O tipo de estradas? Não! Algumas destas ambulâncias tão diferenciadas levarão mais de 30 minutos nalguns casos e não são tão poucos quanto isso a chegar ao local.
Quer um bom exemplo do que deveria ser feito?
Aproveitar a revisão da localização e AAP dos Corpos de Bombeiros assim como a localização dos Centros de Saúde, rever o modelo de formação do TA, aproveitar a reestruturação dos Centros de Saúde, alargar a Carreira de TAE a outras Instituições, tornando-a independente, rever o numero de Ambulâncias INEM NO PAÍS INTEIRO e só depois mediante o resultado das reais necessidades para o NOSSO PAÍS, formar, implementar em colaboração com outras entidades o modelo de formação com a abertura de novos quadros nas diferentes entidades, coordenar e supervisionar a actividade profissional Pré-Hospitalar. Este sim seria um modelo operacional que traria melhorias significativas para o NOSSO POVO! Os enfermeiros têm obviamente o seu lugar no Pré-Hospitalar, na formação das áreas que vos compete, nas VMER, Nas urgências e salas de Emergência deste País.
Rui Teixeira

Luz disse...

Pena este post e comentários já terem uns meses, porque eu gostaria que a Coisa me dissesse onde estão as formações mensais obrigatórias no Inem... eu nunca dei por elas!

Luz